Como construir equipes de alto desempenho
O que diferencia uma equipe com excelente desempenho das equipes com desempenho medíocres é a atitude de identificar e enfrentar de maneira direta os problemas que não são verbalizados. “As emoções não trabalhadas no ambiente de trabalho geram, o tempo inteiro, atitudes negativas que prejudicam os resultados da equipe e da empresa.
Um fato conhecido há muito tempo é que a competência não resolve tudo quando precisamos de excelência no desempenho. As empresas de sucesso sabem que motivação, conflitos e outros fatores humanos pesam significativamente na busca de desempenhos magníficos. Por outro lado, a verdade é que pouquíssimas empresas até hoje tiveram a coragem ou o método certo para desvendar e resolver as atitudes negativas que todo ser humano acaba desenvolvendo. Apesar da complexidade das tarefas, o processo se mantém sob controle, pois são tomadas atitudes eficazes para proteger as pessoas quando elas se abrem e revelam pontos fracos. O grupo acaba criando respeito e cumplicidade em níveis normalmente inéditos.
O trabalho de coach é capaz de minimizar muitas atitudes negativas revertendo-as para positivas. Veja alguns exemplos abaixo, divididos conforme os tipos de personalidades e situações tipicamente encontradas no ambiente de trabalho.
Situação 1: Falta de foco; tendência de não concluir projetos quando acaba seu prazer; não encarar as coisas negativas de frente; falta de objetividade na comunicação e na tomada de decisão; evitar conflitos necessários e ser muito indireto ao abordar problemas; excesso de racionalização.
Situação 2: Competição e disputa por espaço; excesso de marketing pessoal; relacionamentos “utilitaristas” com as outras pessoas; tendência a não prever riscos;
falta de planejamento; impaciência com a equipe quando ela toma seu tempo; ritmo excessivo de trabalho.
Situação 3: Dificuldade de assumir rotinas; oscilação de humor, com perda de disciplina; excesso de críticas e ênfase nos aspectos negativos do trabalho (drama); tendência a competir nas relações interpessoais; vergonha e falta de crença na sua capacidade pessoal.
Situação 4: Tendência ao isolamento; tornar-se inacessível às pessoas de forma física ou emocional; excesso de análise; planejamento excessivo antes da ação; dificuldade com assuntos operacionais; postura de evitar as demandas das outras pessoas; sonegação de informações.
Situação 5: Excesso de julgamento, de crítica e de autocrítica; rigidez de controle; dificuldade de delegação; falta de hábito de elogiar e reconhecer o bom trabalho dos outros; exagero na padronização de procedimentos e no estabelecimento de regras; tensão e estresse pessoal.
Situação 6 : Proteção ou favorecimento de determinadas pessoas da equipe; necessidade de tornar-se indispensável; tendência a gerar dependência das pessoas em relação a ele(a) próprio(a); maior foco nos relacionamentos do que nas tarefas e metas; grande necessidade de obter aprovação.
Situação 7: Excesso de cautela; aversão ao risco; análise que aumenta os cenários negativos; ansiedade e nervosismo que se espalham para a equipe; dificuldade com figuras de autoridade (“endeusamento” ou boicote); defesa de uma hierarquia rígida; procrastinação da ação. .
Situação 8: Impulsividade; autoritarismo e agressividade; insensibilidade ao se dirigir aos outros; disputas de poder; controle das pessoas, das informações, das decisões e do seu território; centralização; tendência de cometer excessos e exageros em suas decisões.
Situação 9: Evitar conflitos necessários; não manifestar suas opiniões; não impor sua autoridade; não se valorizar; não fazer seu marketing pessoal; tornar-se teimoso ou “agressivo-passivo”; excesso de colaboração com os outros que o(a) desvia de suas prioridades.
Isto posto, entendo que essas atitudes são como um câncer que precisa ser tratado através do coaching diário dos líderes, caso contrário a tendência será de baixa performance no desempenho da equipe e até a ruína de seu negócio. Lembro que em diversas ocasiões vimos líderes, times e empresas com um dream team muito competente que perdeu para uma equipe com menor competência, porém melhor desempenho de equipe.
Tenha otimismo, entusiasmo, humildade e preparação para combater a maldição, ações de palavras mau ditas, em sua equipe.
De líder para líder?
Seu maior desafio é vencer a si mesmo em busca do melhor desempenho.
O pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza!!!
Pense, nisso e muito sucesso …
CONTRATE ALEXANDRE VIAN COUTINHO PARA SEU EVENTO OU SEMINÁRIO!
Palestras Dinâmicas, Interativas e com Conteúdo!
Motive sua Equipe e Prepare Desde Já um Grande Ano!
Ligue Agora p/ (62) 3526-1700 – Goiânia GO e Solicite uma Proposta!!
Alexandre Vian Coutinho é palestrante e Diretor da SPET Soluções Profissionais, empresa especializada em consultoria, treinamento e desenvolvimento profissional.
Caso queira receber grátis as atualizações dos artigos, vídeos e áudios do nosso blog,
Insira seu email abaixo e abra seu email para confirmar a inscrição no link, falta só um clique…
Deixe aqui o seu comentário!!! Bom ou Mau... Participe!!!