E-learning: a ferramenta da gestão do conhecimento.
E-learning é…
E-learning é um treinamento que acontece através de uma rede, usualmente via Internet ou uma intranet de uma companhia. Este processo de ensino tem sido adotado nas empresas e em instituições acadêmicas.
Funciona assim…
O ensino a distância pode ser feito em tempo real ou a livre escolha do tempo. A primeira delas imita uma sala de aula tradicional, ou seja, as aulas acontecem em tempo real e conectam estudantes e instrutores através de streaming de áudio e vídeo ou uma sala de chat. Já o modo livre os estudantes acessam cursos “empacotados” na hora que desejarem, trabalhando da forma que lhe convier e se comunicando com o professor e outros estudantes através de e-mail.
As tecnologias envolvidas no e-learning são…
Embora a maior parte dos pacotes de e-learning necessite apenas de um browser e de uma conexão de Internet, alguns recursos como áudio e vídeo requerem banda elevada. A tecnologia, no entanto, é um mero capacitador – você precisará dela e de metodologias para criar um programa efetivo de treinamento a distância.
Sua empresa terá as vantagens mais desejadas…
Economia de dinheiro e tempo. Considere quanto a sua empresa gasta ao enviar pessoas para treinamento – passagem aérea, hospedagem, telefone, etc. O e-learning elimina esses custos, permitindo que um especialista em São Paulo treine um grupo inteiro em Minas Gerais sem sair do escritório.
As aplicações do e-learning são…
As companhias podem treinar equipes de vendas e ensiná-las a usar um novo produto, mesmo que os escritórios estejam em lugares dispersos. No mundo acadêmico, o ensino a distância permite que as pessoas assistam aulas de universidades online. Instituições de peso como Stanford e Harvard agora oferecem cursos inteiros via Web, através de e-learning. Hoje existem portais como professornet.com.Br onde se pode comprar créditos para ter as respostas on line de dúvidas em vários segmentos educacionais.
Como está o mercado de e-learning? Quais são as perspectivas do mercado brasileiro e mundial?
O mercado mundial de e-learning vai ultrapassar os US$ 23 bilhões até o final de 2004, segundo previsões do idc. O IDC identificou a região o Oeste da Europa como o mercado de mais rápido crescimento e previu que o faturamento do e-learning deve crescer cerca de 97% ao ano entre 1999 e 2004.
Uma pesquisa realizada pela SkillSoft revelou que 85% das empresas no Canadá e Estados Unidos planejam ampliar seus investimentos em e-learning este ano. O estudo revelou ainda que 67% das organizações que já utilizam o ensino a distância para especializar funcionários têm maior aproveitamento de mão-de-obra. “As empresas que estão utilizando o e-learning para treinar seus funcionários estão sentindo um impacto positivo ligado à performance de seus negócios”, disse Chuck Moran, presidente e principal executivo (CEO) da SkillSoft.
As barreiras e como supera-las…
O e-learning tende a isolar os estudantes fisicamente, podendo causar efeitos negativos na construção e sociabilidade de um time. Pessoas extrovertidas, que gostam de trocar idéias, podem sofrer de solidão nas salas de aula virtuais. Para estas pessoas recomenda-se ter um programa alternativo de aprendizagem.
Deixe aqui o seu comentário!!! Bom ou Mau... Participe!!!